10 Backups (na nuvem), para guardar seus próximos anos de trabalho

Encontre na trademinas a solução

22 jul
15
Cloud computing 2

Nas últimas semanas temos visto notícias como estas:

- Laerte perde livro com material inédito de notebook roubado em sua casa
- Art Spiegelmen tem notebook roubado e perde material de anos, antes de sua palestra em São Paulo

Com tecnologias atuais, estes e outros empecilhos inestimáveis poderiam ser evitados (ou pelo menos minimizados).

Chamamos de “Backups em Nuvem”, serviços seguros de armazenamento de arquivos na internet, serviços que cada vez oferecem mais espaço, que Google, Microsoft, e até Facebook (possuem ou pensam em comprar). Serviços para que o problema ocorrido com os cartunistas acima, não se repitam com você!

Para isso elaboramos esta lista com 10 serviços em nuvem para que você possa fazer seu backup, ou simplesmente guardar seus arquivos com segurança (via mobile ou não), mas principalmente, sem preocupações.

  1. Amazon Cloud Drive

Sim, Amazon Cloud Drive, mas mesmo sendo da Amazon, não é nada mais de que um Disco Rígido no Céu, mas se é disso apenas o que você precisa ele uma ótima opção, porque dentre todos ele tem preços bem mais acessíveis. Sua interface é simples e prática.

  1. Box

Se seu principal foco é o corporativo, o Box é uma das opções mais indicadas, com recursos de compartilhamento, ferramentas para gerenciar o fluxo de trabalho, versões, tarefas e comentários, além de uma boa reputação, também é muito confiável.

  1. Dropbox

É o mais popular dentre os focados em usuários comuns, um dos pioneiros e que também cresceu com sua migração para mobiles. Seu principal diferencial são seus “truques” que concedem espaço extra, gratuito, que realmente funcionam e são fáceis de fazer, basta apenas convidar um amigo a usar o Dropbox também. Outro ponto positivo é o seu acesso via Linux.

  1. Google Drive

Já mencionado em um de nossos posts, o “Drive” oferecido pelo Google, talvez o mais interessante por oferecer recursos integrados ao seu buscador e outras ferramentas, tudo via “login google” e sem precisar instalar nada.

  1. iCloud

Projetado exclusivamente para devices Apple, tem preços amigáveis que contornam o preço dos mesmos, com sincronia à documentos iWork, email, músicas e vídeos via mobile e web. É (se não a melhor) opção para Mac Users.

  1. Microsoft SkyDrive

Até algum tempo atrás, o SkyDrive era um disco virtual na nuvem, competente para guardar seus arquivos, pouco prático pela falta de um app para Mac. Mas agora ele tem, e em sua conta básica oferece 7 GB grátis ao usuário (ou 25 GB para quem já o utilizava). O único contra, é a ausência de um app para Android — em sistemas móveis, disponível apenas para iPhone e Windows Phone.

  1. SpiderOak

Não é muito conhecido, mas possui um diferencial interessante: a criptografia pesada nos servidores. A maioria dos serviços possui licenças bem permissivas para que tarefas de bastidores sejam realizadas. Outro recurso de segurança bacana e pouco usual é a autenticação em dois passos.

  1. SugarSync

Contemporâneo do Dropbox, o SugarSync não tem toda a badalação do concorrente, mas uma característica incomum e muito apreciada por heavy users: sincronia de quaisquer pastas. Nos outros, o programa gera uma pasta que serve de ponte entre PCs, Smartphones e a Nuvem; no SugarSync, você escolhe qual (is) e quantas pastas serão sincronizadas. Outra peculiaridade é o app para Symbian (!), exclusividade entre os analisados aqui.

  1. Ubuntu One

Sim, este é dedicado à usuários Ubuntu. Sendo a comparação mais próxima do Dropbox em termos de recursos. Tendo integração serviço de streaming que transmite desde Facebook, Firefox à dispositivos Android e iOS. Tem uma interface muito boa e preços camaradas.

  1. YouSendit

Por último, com uma proposta principal um pouco diferente: Porque salvar, se (também) podemos enviar os arquivos gigantescos? Eventualmente isso é útil, acima de tudo prático. O YouSendit, faz isso, compartilha e envia de forma rápida e segura de arquivos pesados para uma ou mais pessoas, incluso features de expiração de arquivo, visualizações, entre outros.