VPN – Conheça os benefícios dessa rede

Encontre na trademinas a solução

30 jul
15
cloud-ou-nuvem1
Por: Henrique Santos

 

VPN – Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

Com a VPN é possível fazer a interligação por exemplo de matriz e filial mesmo geograficamente distantes porém trabalhando como se estivessem no mesmo local.

Ela é implementada principalmente pela redução de custos,  uma vez que conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes. Esse tem sido o motivo pelo qual, as empresas cada vez mais utilizam a infra-estrutura da Internet para conectar a rede privada.

Todos os dados trafegados pela VPN são criptografados e não podem ser decifrados. Funciona assim: os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos, são capazes de entender os dados criptografados formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.

Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN são capazes de garantir a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. São inúmeras vantagens para a empresa, é possível ter acesso a rede da empresa de seu computador pessoal se for permitido o acesso a VPN.