Celulares farão download de energia do ar

Encontre na trademinas a solução

16 jun
15
010150150527-download-energia-do-ar

Engenheiros da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, anunciaram o lançamento no mercado de uma tecnologia que permitirá fazer “download de energia do ar” para recarregar a bateria de celulares.

Ela consiste no reaproveitamento da energia das ondas eletromagnéticas presentes no ambiente, segundo Chen esse desperdício acontece quando nos comunicamos com uma torre de celular ou com um roteador Wi-Fi, quase 97% dos sinais emitidos por um celular nunca alcançam seu destino.

A quantidade de eletricidade capturada desta forma conseguirá economizar cerca de 30% da bateria de um celular. A diminuição dos aparelhos e seu menor consumo de energia estão tornando essa chamada “colheita de energia” uma opção interessante.

A tecnologia consiste em capturar o sinal de rádio em uma intensidade que não seja suficiente para degradar a qualidade das transmissões de dados ou voz. Como os telefones celulares transmitem em todas as direções ao mesmo tempo, a técnica torna-se produtiva. Sendo assim o reaproveitamento da energia ocorrerá apenas quando o celular estiver sendo utilizado em atividades como ligações, envio de e-mails, arquivos ou mensagens de texto. Se o celular estiver em off-line, a bateria continuará sendo gasta da mesma forma.

A equipe responsável pela pesquisa pretende incorporar a antena de reciclagem de energia em capas de celulares, em breve será lançada uma campanha de arrecadação de fundos coletivos para viabilizar a fabricação dos primeiros exemplares.

 

Fonte: Inovação Tecnológica