Conheça as atividades físicas que melhoram a produtividade

Encontre na trademinas a solução

16 dez
15
6faf95a407946923d692f4ddda792716_XL

Estudos comprovam que atividades físicas, quando bem aplicadas, melhoram a saúde, auxiliam no bom funcionamento do organismo e aumentam a autoestima. Todos esses atributos impactam diretamente em ganhos significativos do desempenho e produtividade no trabalho.

De acordo com uma pesquisa feita pela American College Sports Medicine, seis em cada 10 trabalhadores relataram que suas habilidades de gerenciamento de tempo, desempenho mental e capacidade de cumprir prazos aumentou nos dias em que eles exerceram atividades físicas. Foram ouvidos 200 trabalhadores e o montante do aumento de desempenho foi avaliado em 15%.

Outro estudo, publicado na revista científica Journal of Labor Research, e desenvolvido pelo economista Vasilios D. Kosteas, da Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, revelou que exercícios moderados produzem efeitos positivos em termos salariais – um indivíduo que pratica atividades físicas de uma a três vezes por mês ganha salário 5,2% maior do que os sedentários. Aqueles que praticam exercícios regularmente possuem salários até 9% mais altos.

Adriano de Oliveira Silva, educador físico da Smart Fit, afirma que o primeiro passo para introduzir os exercícios à rotina é gerenciar o seu tempo. “Muitas pessoas não conseguem realizar atividades regulares por conta do tempo. Então, é necessário criar situações para que a prática dos exercícios seja inserida de maneira gradual na vida das pessoas”.

Com ajuda do educador físico, separamos algumas dicas de atividades que podem aumentar sua produtividade no trabalho:

Corrida matinal

Adriano explica que se você dispõe de uma hora para os exercícios, separe pelo menos 30 minutos da sua manhã para a prática de corrida. “Esse exercício pode lhe ajudar a diminuir o stress e aumentar sua taxa de humor”, disse. Tudo isso pode impactar diretamente na eficácia do seu trabalho e, ainda, vai fazer você dormir melhor durante a noite.

Musculação

Os exercícios de musculação, de acordo com Adriano, aumentam o nível de concentração,a capacidade funcional, sua força e flexibilidade e diminuem o stress. “Além dos benefícios ao corpo, ir à academia pode aumentar o nível de interação social”, explica.

Calistenia

Para quem não conhece, este é um tipo de exercício que usam o peso do corpo como carga. A calistenia foi criada pelo suíço Phoktion Heinrich Clias, no século 19, e lembra muito os exercícios que fazíamos nas aulas de Educação Física nas escolas.

Sendo assim, investir em exercícios de intensidade moderada como pular corda, fazer flexão de braços e seções de agachamento pode ser o começo de uma grande evolução. “Para quem não tem o costume de praticar exercícios ou não dispõe de muito tempo, ao reservar pelo menos 20 minutos diários para essas atividades vai perceber ganho significativo nos níveis de equilíbrio, ritmo, coordenação motora e agilidade”, diz.

Atividades lúdicas

Dança, yoga ou artes marciais, apostar em atividades lúdicas é essencial para trabalhar o corpo inteiro. Os exercícios vão possibilitar a diminuição do peso, a melhora da postura e vão auxiliar no bom funcionamento do mecanismo de coordenação motora, bem como aumentar o condicionamento físico.

Importante: para que os exercícios tenham o efeito desejado, é necessário sempre que estejam aliados a uma dieta balanceada e sejam regularmente acompanhados de um profissional.

 

Fonte: Mundo Carreira