Empresas e Usuários domésticos são as novas vítimas do Ransomware

Encontre na trademinas a solução

26 jun
15
ransomware_title

Um novo tipo de programa malicioso está atacando equipamentos Desktops, Servidores e Smartphones. Trata-se de um malware que infecta os equipamentos dos utilizadores que se conectam a uma rede infectada com este Trojan (Ransomware), um software que bloqueia o equipamento infectado e exige algo em troca do seu desbloqueio, geralmente valores entre 3.000,00 e 5.000,00 U$. Neste caso, este vírus exige à vítima o pagamento de um resgate para liberar o equipamento de seu bloqueio malicioso, não existindo garantia de desbloqueio do mesmo.

Uma das maiores empresas de Segurança, A Kaspersky Lab propõe algumas medidas para evitar a infecção dos dispositivos com este tipo de ameaças:

  • Não utilizar redes Wi-Fi públicas ou de Locais desconhecidos que não sejam confiáveis, já que é mais seguro utilizar conexões 3G ou 4G, se tratando de smartphones. Também não convém usar redes wireless, Bluetooth ou infravermelho a menos que seja estritamente necessário ou exista total garantia de que o outro telefone ou computador não estará infectado. E sempre que estas vias de comunicação não estiverem sendo utilizadas, devem estar desativadas para evitar intrusões.
  • Não ignorar algumas medidas de segurança físicas, como vigiar permanentemente o lugar onde está o equipamento e definir uma senha de acesso ao mesmo. É importante levar em conta o local onde são salvos todos os arquivos, profissionais e pessoais, e, se não forem mais úteis, que sejam deletados efetivamente, impossibilitando qualquer chance de disseminação do mesmo.
  • Atualizar constantemente o sistema operacional e aplicações, ler as permissões dadas a aplicações e sites visitados e não ignorar as mensagens de spam.
  • Não se deve, ainda, clicar sob qualquer circunstância em links procedentes de utilizadores desconhecidos, seja uma mensagem de texto, e-mail, no Facebook ou no Twitter. Sempre que fizer downloads de músicas, aplicações ou qualquer tipo de arquivo, é aconselhável que seja feito através de sites confiáveis, tendo um particular cuidado com aplicações que pedem acesso aos dados do utilizador ou a informação confidencial.