Fim de ano é bom momento para refletir sobre relação com a equipe

Encontre na trademinas a solução

22 dez
15
147300340

O clima de desconfiança e incerteza gerado por um difícil 2015 pode afetar o moral e a produtividade dos funcionários de uma empresa. Por isso, o empreendedor deve aproveitar esse período do final de ano para repensar a qualidade da relação com a sua equipe. No boletim do Movimento Empreenda, Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, conta como manter essas pessoas engajadas e comprometidas com o seu negócio:

”Aproveite esta época do ano para refletir na qualidade da relação com seus colaboradores. Passamos por um ano difícil, de baixa nas vendas e alta nos desempregos, e o foco exclusivo nos números pode ter gerado uma distância entre gestores e equipe.

Esse clima de temor, insegurança e incertezas, pode afetar a produtividade na empresa. E toda empresa precisa de pessoas engajadas e comprometidas. Nas pequenas e médias empresas brasileiras as relações são geralmente familiares, o que não é ruim, porém os líderes devem ter consciência que esse vínculo de ordem afetiva cria uma expectativa no colaborador. O que não significa que a empresa deva recompensar o colaborador ou sua família com cestas de natal ou brindes de fim de ano.

Com a crise o panetone pode ter virado o novo pão de mel.

Mas, justamente por todos esses motivos nunca foi tão importante demonstrar atenção e valorizar os bons funcionários, além de dar uma visão de futuro àqueles que fazem parte da equipe. Experimente sair da sua sala, se aproximar, mostrar que se importa com cada um. O efeito pode ser surpreendente.”

Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios