Os Riscos e Benefícios Oferecidos Pela Internet

Encontre na trademinas a solução

26 mai
15
2387.13149-Hacker

A Internet está presente no dia-a-dia de grande parte da população e, provavelmente para estas pessoas, seria impossível imaginar-se sem poder utilizar todas as facilidades que ela proporciona, como por exemplo:

  • Acessar sites de notícias e de esportes, participar de cursos à distância, pesquisar assuntos de interesse e tirar dúvidas em listas de discussão;
  • Efetuar serviços bancários, como transferências, pagamentos de contas e verificação de extratos;
  • Fazer compras em supermercados e em lojas de comércio eletrônico, pesquisar preços e verificar a opinião de outras pessoas sobre os produtos ou serviços ofertados por uma determinada loja;
  • Acessar sites dedicados a brincadeiras, passatempos e histórias em quadrinhos, além de grande variedade de jogos, para as mais diversas faixas etárias;
  • Enviar a sua declaração de Imposto de Renda, emitir boletim de ocorrência, consultar os pontos em sua carteira de habilitação e agendar a emissão de passaporte;
  • Consultar a programação das salas de cinema, verificar a agenda de espetáculos teatrais, exposições e shows e adquirir seus ingressos antecipadamente;
  • Consultar acervos de museus e sites dedicados à obra de grandes artistas, onde é possível conhecer a biografia e as técnicas empregadas por cada um.

Assim como o uso da Internet trouxe uma série de inovações, benefícios e oportunidades, também trouxe consigo diversos riscos a seus usuários e novas oportunidades a pessoas mal-intencionadas, como fraudadores e atacantes. A sua privacidade na Internet depende de sua habilidade para controlar tanto a qualidade de informações pessoais quanto para onde essas informações são encaminhadas, visto que o risco de extravio é muito grande.

Pense antes de compartilhar informações pessoais

Primeiramente, leia a política de privacidade do site

Torne um hábito ler as políticas de privacidade de tudo o que for acessar, elas devem explicar claramente quais dados sobre você o site reúne, como eles são usados, compartilhados e protegidos e como você pode editar ou excluir esses.

Não revele mais do que o necessário

  • Não publique nada online que você não gostaria que se tornasse público.
  • Minimize detalhes que o identifiquem ou que identifiquem sua localização.
  • Mantenha em segredo números de conta, nomes de usuário e senhas.
  • Só compartilhe seu endereço principal de e-mail ou nome em sistemas de mensagem instantânea (IM) com pessoas que você conhece ou com organizações de boa reputação. Evite colocar seu nome ou endereço em diretórios da Internet e sites de empregos.
  • Insira somente as informações necessárias – geralmente marcadas com asterisco (*)— no formulário de registro e outros.

O primeiro passo para se prevenir dos riscos relacionados ao uso da Internet é estar ciente de que ela não tem nada de “virtual”. Tudo o que ocorre ou é realizado por meio da Internet é real: os dados são reais e as empresas e pessoas com quem você interage são as mesmas que estão fora dela. Desta forma, os riscos aos quais você está exposto ao usá-la são os mesmos presentes no seu dia a dia e os golpes que são aplicados por meio dela são similares àqueles que ocorrem na rua ou por telefone.

É preciso, portanto, que você leve para a Internet os mesmos cuidados e as mesmas preocupações que você tem no seu dia a dia, como por exemplo: visitar apenas lojas confiáveis, não deixar públicos dados sensíveis, ficar atento quando “for ao banco” ou “fizer compras”, não passar informações a estranhos, não deixar a porta da sua casa aberta, etc.”

Fontes: NIC.br & Microsoft