Samsung anuncia curso online e gratuito sobre Internet das Coisas

Encontre na trademinas a solução

09 set
15
adnews-102360038514398389993e4e6058f9f898e11b671a95a3d42efc70bca78a

A Samsung, apresentadora da WorldSkills, lançou o projeto Tech Institute Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Trata-se de um curso online e gratuito em que estudantes de todo o Brasil, independente do ano letivo, contarão com uma plataforma para aprender como explorar essa tendência da indústria da tecnologia. Um dos temas centrais do programa é estimular os alunos no desenvolvimento de soluções e ideias para casas inteligentes.

“Esperamos, com essa iniciativa, atrair a atenção dos jovens para as possibilidades profissionais existentes no setor de tecnologia e motivá-los a estudar para trabalhar com inovação. Além disso, queremos promover o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil. Acreditamos que atividades como essa podem ajudar a desvendar as infinitas possibilidades de inovação baseadas na vivência dos alunos e oferecer ainda mais benefícios para as pessoas”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung.

Com início previsto para 2016, a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP).

A plataforma online Tech Institute Internet das Coisas terá cursos de até 30 horas sobre temas como: Internet das Coisas, Programação em Computadores, Eletrônica, Programação em Blocos Eletrônicos com Arduino, Programação em Celulares e Tablets e Montagem de Protótipos. O conteúdo, além de abordar soluções para casas conectadas, trará aos alunos orientações para o desenvolvimento de recursos de IoT para dispositivos vestíveis e até mesmo, para cidades mais inteligentes.

O curso proporciona ainda a aplicação prática dos conceitos. Nele, os alunos serão incentivados a criar um protótipo funcional. Os participantes que tiverem pelo menos 70% de aproveitamento no teste final de cada etapa recebem um atestado de conclusão do curso.

Esta atividade educacional estará disponível em uma plataforma já utilizada pelo Laboratório LSI-TEC para a oferta de outros cursos online.  Até o último sábado (15), 32 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo participaram de um workshop de Internet das Coisas. A atividade foi um piloto do novo projeto, que será lançado em 2016.

Fonte: Adnews