Seis dicas para organizar o tempo no trabalho

Encontre na trademinas a solução

11 set
15
excesso-de-trabalho-tarefas-escritorio-1404827523294_615x300

Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os profissionais, independentemente da área de atuação, segundo o diretor-executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.

Para ser mais produtivo, ele recomenda que o profissional separe suas atividades em: crises (importante e urgente), urgências (urgente, mas não importante),planejamento (importante, mas não urgente) e rotina (nem importante nem urgente).

“São grandes os resultados que se têm com a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro do horário de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.”

Segundo o executivo, o profissional que estabelece uma boa relação com o tempo terá muito mais horas disponíveis para sua vida pessoal. “Só pensar no trabalho não é bom, pois isso afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguimos ser produtivos”, diz Barbosa.

Dicas para organizar o tempo no trabalho:

  • Evite ficar sempre conectado
Liberte-se dos elementos que tiram o foco do trabalho como chats, redes sociais, skype, messengers etc. Reserve um momento no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado.
  • Organize suas ações

Faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações. Ficar preocupado com muitas coisas faz com que não realizemos nenhuma ação adequadamente.

  • Faça hoje

Por mais que seja convidativo, o adiamento das tarefas gera acúmulo de trabalho. Pode parecer que não haverá problemas, mas tenha certeza de que o resultado não será positivo. Assim, evite deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

  • Evite a sobrecarga de trabalho

Muitos profissionais acumulam obrigações e querem resolver tudo para parecerem produtivos. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso. Assim, priorize seu objetivo final.

  • Deixe problemas pessoais em casa

Evite que os problemas pessoais interfiram nos resultados do trabalho. A falta de concentração na tarefa em execução pode levar ao trabalho dobrado ou a prejuízos muito maiores.

  • Descanse

Nenhum profissional é produtivo 100% do seu tempo, e cada vez mais precisamos exercer o ócio criativo para termos relações de trabalho balanceadas.

Fonte: Economia UOL