Terceirização de TI

Encontre na trademinas a solução

16 set
15
strati

Em um cenário de consolidação de modelos flexíveis de computação, big data e tecnologias móveis, cada vez mais companhias deixam a estratégica área de TI sob responsabilidade de empresas de outsourcing. Elas fornecem sistemas com alta disponibilidade aos usuários corporativos: da impressão em larga escala de documentos à manutenção de máquinas dos escritórios, da integração e implantação de sistemas à gerência de aplicações. São inúmeras as rotinas de diferentes negócios impulsionadas pelo avanço da terceirização da TI.

O aumento de soluções de tecnologia ajustáveis às necessidades de cada empresa é um dos motores dessa transformação. A nova flexibilidade da TI otimiza os investimentos em tecnologia além de possibilitar o aumento de produtividade, a melhoria de processos e a redução de desperdícios. Mas a principal vantagem, apontam especialistas, é a possibilidade de dar à inovação um papel central na empresa. Ao terceirizarem o ambiente de TI, as instituições ficam livres da complexidade operacional para se concentrar no que sabem. Ou seja, a terceirização pode ser uma grande aliada das ideias transformadoras, liberando a equipe de TI para ser parte importante do negócio e não somente cuidar da infraestrutura.

Pietro Delai, gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil, acredita que o alinhamento entre TI e o negócio é fundamental e protagoniza as atenções de gerentes e Chiefs Information Officer (CIOs). “O que rege, hoje, o mercado é a velocidade. Se uma empresa tem uma ideia de um novo produto e não o coloca imediatamente no mercado, um concorrente vai fazê-lo. O CIO precisa, cada vez mais, estar não só alinhado, mas também à frente do negócio, criando novas oportunidades com o uso da tecnologia.

Ainda que a computação em nuvem seja a face mais conhecida, a lista de soluções de outsourcing é longa e abrange, também, infraestrutura básica, serviços gerenciados, help desk, service desk, segurança, consultoria, entre outros.

Confira algumas vantagens:

Redução de custos:

Todos os gastos envolvendo contratar funcionários, definir benefícios, fornecer treinamentos e processos desse tipo, passam a ser responsabilidade da empresa contratada.

Foco no negócio da empresa:

Muito tempo é economizado ao se contratar um serviço terceirizado de TI; uma vez que todas as preocupações envolvendo essa área, passam a ser responsabilidade da empresa contratada.  Assim, um tempo maior pode ser investido no planejamento e em ações para o principal negócio de sua empresa.

Otimização do TI

É natural que uma empresa de terceirização possa oferecer um serviço de tecnologia da informação mais eficiente e mais especializado do que o que seria regularmente encontrado.

Outra vantagem é a cobertura de férias dos profissionais internos, ou demais necessidades de recursos capacitados para a empresa.

 

Fonte: Exame e Redação Trade Minas