Virtual Private Network – VPN

Encontre na trademinas a solução

24 jun
15
vpn_img_developer
Por Wilian Couto – Analista de TI Júnior

 

VPN é uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública. Como exemplo temos a “Internet”, meio mais utilizada para este propósito.

Com a crescente oferta de banda e melhora de desempenho dos serviços de acesso muitas empresas vêem a tecnologia como um modo barato de interconectar dois ou mais locais. O problema é que a internet é um meio público, ou seja, não pertence à empresa e é compartilhada por milhões de pessoas. Sendo assim não podemos controlar os elementos que estão no meio do caminho e isso cria um problema de conectividade fim-a-fim.

A VPN é um meio seguro de conexão, uma vez que todos os pacotes enviados são criptografados e se forem interceptados não terão valor algum, pois utilizam métodos de tratamento e transformação dos dados que serão transmitidos pela rede pública.

Uma VPN fornece o nível mais elevado possível de segurança através de Segurança IP (IPsec) criptografada ou túneis VPN de SSL (Secure Sockets Layer) e tecnologias de autenticação. Elas protegem dados que atravessam a VPN de acesso não autorizado. Concordamos então que a VPN é um meio de conexão seguro, eficiente e barato que garante a segurança dos dados trafegados, no meio público a “Internet”, sem custo pela conectividade.