Vírus e seus objetivos

Encontre na trademinas a solução

29 mai
15
produto_52015fd938d88961503365419ac197b3f511b16d352affe7229012
Por: Wilian Couto

Vírus são programas desenvolvidos com a função de alterar softwares e parâmetros em seu computador. Seu comportamento é baseado na estrutura de um vírus biológico que precisa de um hospedeiro para se multiplicar e no momento certo atinge seu objetivo. Diferentes objetivos existem quando falamos de vírus. A seguir descrevo alguns objetivos deste programa seja deletar, copiar, danificar, roubar informações entre outros. Os vírus de computador podem alterar o código fonte de quase todos os tipos de arquivo e corrompê-los em função dos seus objetivos.

Os disquetes foram às primeiras formas de transmissão de vírus existentes. Esse meio de compartilhamento de arquivos era bastante eficaz para a época e como toda unidade removível trazia seus riscos. Com a popularização da internet e variedade de dispositivos, novos meios de contaminação são descobertos todos os dias. Hoje o recebimento de um simples e-mail, sendo de fonte desconhecida ou conhecida pode acarretar grandes riscos à segurança da sua rede se não houver politicas de segurança que impeçam a execução desses softwares. A utilização de um bom firewall e antivírus é o primeiro passo de um bom relacionamento com a segurança das informações.

Concordamos então que os riscos existem nas suas mais diversas formas e que não podemos impedir a sua evolução. O que devemos fazer é preparar nosso ambiente para possíveis ameaças o mantendo sempre atualizado e também executar politicas de segurança de acordo com a necessidade e evolução das tecnologias.