Windows 10: dez coisas que você precisa saber

Encontre na trademinas a solução

29 jul
15
Tech-Preview_Start-menu

O tão falado lançamento do Windows 10, da Microsoft, acontece hoje (29/07). Mas antes de começar a usar o sistema operacional, o site The Guardian listou dez coisas que precisamos saber sobre a plataforma. Veja abaixo:

 

1) É gratuito?

Pelo menos para algumas pessoas. A empresa está oferecendo um upgrade gratuito para o Windows 10 para usuários que executam o Windows 7, 8 ou 8.1, desde que façam a atualização em breve. Depois de um ano, eles vão ter de desembolsar uma quantia em dinheiro para efetuar o upgrade.

Isso porque, a companhia quer corrigir erros do passado e garantir que uma massa crítica de usuários execute o sistema operacional mais recente e o mais rapidamente possível.

Você ganha um novo sistema operacional gratuitamente e a Microsoft pode vender assinaturas para a última versão do sistema operacional, como Office 365, OneDrive e Outlook.com.

 

2) Estará disponível a partir de 29 de julho

Mas você não precisa ficar acordado esperando a liberação. Então, basta ir para a cama, acordar de manhã, acessar a loja on-line do Windows e fazer o download da atualização.

 

3) É multiplataforma 

Atualmente, o Windows 10 está disponível apenas para PCs, mas a empresa confirmou que em breve terá as versões para smartphones, tablets, Xbox e HoloLens.

Isso significa que, eventualmente, a interface e as funcionalidades do Windows 10 vai se espalhar por todo o ecossistema Microsoft, tornando mais fácil para os usuários iniciar uma tarefa em um dispositivo e depois finalizar em outro.

 

4) A interface do usuário ajusta sozinha, dependendo de como você usa o sistema

Como pode o mesmo sistema operacional ser executado em um tablet e desktop? O Continuum, novo recurso do Windows 10, detecta como você está interagindo com o dispositivo com Windows 10 e altera a interface para se adequar ao aparelho.

 

5) Menu iniciar é parecido com o do Windows Phone

Sabe o menu inicial do Windows Phone? Ele ganhou uma versão gêmea no Windows 10.

 

6) Você pode executar as mesmas aplicações em tudo

O sistema contará com aplicativos universais, que permitem que os desenvolvedores lancem um aplicativo que será executado da mesma forma em PCs, smartphones, Xbox e Hololens.

A Microsoft não explicou exatamente como isso vai funcionar, mas provavelmente irá envolver embalagens múltiplas em um download único e fazer com que os dispositivos executem a versão condensada do equivalente para PC. Essa estratégia seria semelhante à forma como a Apple trata aplicativos “universais” que podem ser executados em iPads e iPhones.

 

7) Você pode não ser capaz de executar todos seus antigos aplicativos

Em geral, se algo roda nativamente no Windows 7 – versão mais antiga para a qual a Microsoft está oferecendo uma atualização gratuita – o aplicativo deve ser executado no Windows 10 também. Mas alguns aplicativos mais antigos do que isso, como aqueles escritos para o XP, não vão funcionar. Se você for realmente dependente de uma aplicação que não foi atualizada por uma década, é melhor encontrar um software novo.

 

8) Ele vem com Minecraft

Amantes do Minecraft, jogo comprado pela Microsoft por US $ 2,5 bilhões em 2014, terão acesso ao “Minecraft: Windows 10 Edição Beta” no novo sistema operacional.

 

9) Windows 9? Como assim?

O Windows 9 desapareceu junto com os Xboxes 2 e 359. Ou seja, ele nunca existiu, portanto, não pergunte para a Microsoft sobre ele.

 

10) Se você quiser, é só apertar o Windows Update

Todos os usuários de Windows 7 ou sistemas superiores, terão a opção para atualizar o sistema pela manhã. O novo software vai fazer o trabalho pesado para você. Se você esqueceu de atualizar patches anteriores, faça isso antes de instalar o Windows 10.

 

Fonte: IT Fórum 365